Ir para conteúdo do site

Tempo 1
18°C MIN 28°C MAX
Facebook
Siga-nos:


Ir para conteúdo

Prefeitura
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Principal   Notícias
 

12/09/2016
Conselhos municipais de Educação participam de formação pelo TSE SP

No último dia 23 de agosto, na Escola Paulista de Contas Públicas, na cidade de Araraquara, o Dirigente Municipal de Educação Gilson Carraro, a Supervisora Vera Lúcia Santo Beraldo, a presidente do Conselho Municipal de Educação Dijamila Batista N. do Nascimento e a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB Juliana Carla T. de Carvalho participaram da Capacitação dos Conselhos Municipais do FUNDEB, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

 

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos necessários para o exercício efetivo do controle social realizado pelo Conselho Municipal do FUNDEB, o controle da qualidade dos serviços prestados à sociedade, a formulação e o controle das políticas públicas em Educação, o curso foi ministrado pelos instrutores Honormélio Pereira da Silveira e Renato Correia de Salvo.

 

Durante a capacitação os representantes da educação municipal puderam conhecer mais sobre o Tribunal de Contas do Estado de SP; bem como sua estrutura, competências e funcionamento. Tomaram conhecimento sobre a Ouvidoria do TCESP, meio pelo qual podem ser realizadas denúncias e a comunicação de irregularidades. Compreenderam a sinergia entre o controle social realizado pelo Conselho Municipal do FUNDEB e o controle externo exercido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, entendendo ainda o papel do Conselho, sua estrutura, competências, funcionamento e a importância de sua atuação e fortalecimento.

 

Por fim, a equipe arealvense teve acesso a ferramentas e atividades práticas para a obtenção de informações sobre receitas e a fiscalização da aplicação dos recursos do FUNDEB.

 

“O Tribunal de Contas não pode ser mais visto apenas como um órgão fiscalizador e punitivo. Há que se estabelecer uma estreita parceria, buscando sanar dúvidas e apontar as possíveis irregularidades. Não sabemos de tudo e existem processos complexos de serem entendidos. Por isso é sempre bem-vinda uma capacitação como essa”, esclarece o Dirigente Municipal de Educação, Gilson Carraro.

 

Para a presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, Juliana Carla T. de Carvalho, “saber mais sobre a real função do Conselho é muito necessário. Ainda temos muitas dúvidas. Essa parceria com o Tribunal é algo muito produtivo, pois ouvindo deles ficamos mais tranquilos em relação ao nosso papel como conselheiros. Estou tranquila quanto a aplicação dos recursos do FUNDEB no município, mas também estamos prontos para comunicar ao TSE caso existam irregularidades”.

______________________________

Diretoria Municipal de Educação

 
 
 
 
NewsletterINFORMATIVOS - Cadastre seu e-mail
Mapa Localização:
Praça: Didimo Maulaz Silva, nº 798
Arealva / SP - 17160-000
Telefone Telefone para contato:
(14) 3296-1333
E-mail: prefeitura@arealva.sp.gov.br
Atendimento Atendimento:
Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h.
© Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados. Instar
Seta
icone instar © Copyright Instar - 2006-2018. Todos os direitos reservados.